, , ,

Testemunho de Joy Robson - Exame Direto pela Defesa


Testemunhos de Joy Robson no julgamento de MJ em 2005.

 

Tradução de Daniela Ferreira e Daniel Azambuja.

Comentários em azul são da tradutora.

 

 

MR. Mesereau: Sim, Meritíssimo. A próxima
testemunha de defesa é Joy Robson.


O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Por favor, levante a sua mão direita,
olhe para o oficial de justiça aqui.

14

JOY ROBSON
Depois de ter jurado, testemunhou o seguinte:

17

O TESTEMUNHO: eu juro.

O SECRETÁRIO: Por favor, sente-se. Declare e
soletre o seu nome para o registro.

O TESTEMUNHO: Eu sou Joy Robson. O J-o-y;
2 R-O-b-s-o-n.

O OFICIAL DE JUSTIÇA: Obrigado.

24

EXAME DIRETO PELO SR. Mesereau:

P. Bom dia, Srta Robson.
A. Bom dia.

9210

1 P. senha Robson, onde é a sua casa?

R. Em Sherman Oaks, Califórnia.

 
P. E você conhece o sujeito sentado na mesa  da defesa à minha direita?

R. Sim, eu conheço.

P. Quem é ele?

R. É Michael Jackson.

P. Há quanto tempo você o conhece?

R. 18 anos.

P. E como você conheceu o Sr. Jackson?

R. Originalmente, na Austrália -

P. Eu acho que você precisa falar um pouco mais alto.

R. Desculpe. Na Austrália. Ele estava em turnê na turnê Bad, e meu filho Wade tinha cinco anos de idade e a companhia de Michael Jackson procurava por um dançarino

Eum uma competição de dança.

P. Você desenvolveu uma amizade com Michael Jackson?

R. Não imediatamente. Dois anos mais tarde, retornamos aos Estados Unidos para - Wade veio dançar aqui, e nós reeconcontramos com ele naquele ponto, e nos tornamos amigos de lá, a partir de 1989.

P Você ainda é amiga de Michael Jacksons ?

R. Com certeza.

P. Você foi para Neverland?

R. muitas vezes.


P. Quantas vezes você acha que você visitou

de Neverland?

9211

R. Eu não tenho nenhuma ideia.  Cerca de quatro vezes noano desde que viemos viver nos Estados Unidos, que foi há 14 anos, e algumas vezes antes disso.

P: Você se lembra da primeira vez que você visitou Neverland?

R. Sim. Foi em janeiro de 1990.

P. E como você veio a visitar Neverland?

R. Quando nós estávamos aqui, nós fizemos ligações, tentando encontrar Michael novamente. Ele nos disse que se nós retornássemos aos Estados Unidos, para contatá-lo. Então, nós ligamos, e nós finalmente conseguimos falar com a assistente pessoal dele, que na época era Norma Stakos, e eles ligaram para Michael. Ele se lembrou de nós, e disse que gostaria de nos ver novamente. Então, nós o encontramos em um estúdio de gravação, onde ele estava trabalhando no momento.

P. E vocês ficaram em Neverland nessa primeira visita?

R. Sim, ele nos convidou para ficar naquele fim de semana, por isso nós ficamos. Fomos - estávamos em turnê pelos Estados Unidos, estávamos aqui de férias também. Fomos embora por uma semana, e voltamos para o segundo fim de semana.

P. Você já viu o quarto de Michael Jacksons em  Neverland?

R. Sim.

P: Quando você começou a ver o quarto de Michael Jacksons em Neverland? 
 

9212

1 R. O primeiro fim de semana, quando ficamos com ele.

P. Já se hospedou naquele  quarto você mesma?

R. Não.

P: Você se lembra de seu filho ficar no quarto de  Michael Jacksons em Neverland?

R. Sim.

P. E explique isso, se você puder

R. Bem, a primeira - a primeira noite eles ficaram fazendo a coisa habitual em Neverland, que é brincar. E, mais tarde, naquela noite, todos eles voltaram para a suíte onde meu marido e eu estávamos hospedados, e meus pais estavam com a gente, também. Estávamos todos conversando na suite. E Wade tinha sido personificando Michael por algum tempo e tinha muito trajes de Michaels que nós tínhamos feito. E Michael estava olhando para eles, e nós estávamos discutindo tudo isso. E depois foi ficando tarde, e meus filhos disseram para mim, tanto Chanetl quanto Wade, a minha filha disse: podemos ficar com Michael? E o meu marido e eu meio que olhamos para Michael, e dissemos a ele: Bem, está tudo bem para você?


E ele disse: Oh, com certeza. Se eles querem ficam, tudo bem.

 

P. E vocês permitiram que seu filho e sua filha ficassem no seu quarto?

R. Sim.

P. Quantas vezes você acha que seu filho e sua filha ficaram no quarto dele?


9213


R. muitas vezes. Eu não tenho nenhuma ideia.

P. Alguma vez você teve um problema com eles fazendo isso?

R. De jeito nenhum.

P. Alguma vez você já viajou com o Sr. Jackson?

R. Apenas uma vez. Fomos para Las Vegas com ele.

P. Qual era o propósito dessa viagem?

R. Fomos ver Siegfried & Roy.

P: Como você chegou a Las Vegas para essa viagem?

R. Fomos em um jato particular. Eu acho que pertencia a Steve Wynn. Nós estávamos no The Mirage.

P. E você ficou no Mirage Hotel?

R. Sim.

P. E onde vocês ficaram?

R. Tivemos uma suite penthouse. Havia dois quartos, e  eu fiquei hospedada em um deles.

P. E quem ficou no quarto ao lado?

R. Michael,  e Wade meio que ficou nos dois quartos. Ele ficou no quarto  de Michael a maior parte do tempo.

P.  E você esteve alguma vez no quarto de Michael naquela viagem?

R. Sim. Com certeza, passamos um dia todo sentados na cama, nós três, comendo pipoca, assistindo a desenhos animados.

P. Alguma vez viu alguma coisa imprópria acontecer naquela viagem?
 

214


2 R. Nunca.

P. Já viu alguma coisa imprópria acontecer em  Neverland?

R. Nunca.

P. Okay. Quando foi a última vez que falou com Michael Jackson?

R. Duas semanas atrás. Nós visitamos os filhos dele em Neverland.
 

P. Okay. E vocês se consideram amigos da família do Sr. Jackson?

R. Nós nos consideramos muito bons amigos, se não família.

P. Okay. O Sr. Jackson já usou a palavra família para descrever você e seus filhos?

R. Sim.

P. Okay. Alguma vez você teve qualquer problema com isso?

R. Nunca.

P. Já viu o Sr. Jackson abraçar seus filhos?

R. Jackson abraça a todos.

P. Já viu o Sr. Jackson beijar seus filhos naa bochecha?

R. Sim.

P. Você já teve algum problema com isso?

R. Não.

P. Já viu o Sr. Jackson segurar qualquer um dos seus filhos pela mão?
 

9215

R. Eu acho que sim.

P. Alguma vez você tem um problema com isso?

R. Não.
R. já viu o Sr. Jackson a brincar com o seu filhos?

R. Sim.

P. E o que você os viu fazer?

R. Brincando – Eu os vi brincar de esconde-esconde. Eu os vi subir em árvores. Eu os vi brincar no forte de água no rancho. Eles brincavam constantemente.

 

Forte de água é o lugar para brincar de guerra de balão de água.



P. Alguma vez você teve qualquer problema com isso?

R. Não. Nós todos fizemos isso juntos muitas vezes. Nós eram - todos brincávamos juntos.

P: Como você descreveria Neverland?

R. Eu teria que dizer que é lugar mais feliz da terra. Eu - Eu sempre acho que quando você chega a Neverland, você esquece todos os seus problemas, você esquece tudo. Parecia um mundo à parte. Você iria para lá, e era muito sereno, muito pacífico, muito bonito. Inspirador. E tudo era perfeito e quando você dirigia para fora, a realidade lhe atingiria novamente.

P. O que você gostaria de fazer lá?

SR. SNEDDON: Objeção como imaterial, Meretíssimo.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Apoiado. 
 

9216

P. DO SENHOR. Mesereau: O que você fez em Neverland?

 
MR. SNEDDON: Objeção como imaterial.

SR. Mesereau: Eles colocaram uma questão sobre o que é Neverlands, Meritíssimo.

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: A objeção está anulada.

P. DO SENHOR. Mesereau: O que você fazia em Neverland?

R. Nós assistimos a filmes. Eu particularmente gostava dos chimpanzés. Eu passei muito tempo brincando com os  chimpanzés. Todos os animais eu gostava. Jogávamos no forte de água. Conduziriamos os quadriciculos em todo o vale. Apenas um tempo sempre divertido.


P. E você já conheceu alguém chamado Blanca Francia?

R. Quando você diz conhecê-la... quero dizer,  eu sabia que estava trabalhando lá, e eu basicamente diria Bom dia para ela se eu a visse, mas era só isso.

P. Já viu seu filho  em um chuveiro com Michael Jackson?

R. Não. Nunca.

P. Já viu o Jacuzzi em Neverland?

R. Sim.

P. Já entrou nele você mesma?

R. Sim.

P. Quantas vezes, você acha?

R. Oh. Talvez seis ou oito vezes. 

9217

R. Agora, para o seu conhecimento, a sua filha já esteve no uqarto de Michael Jackson em Neverland?

R. Sim.

P. E ela sempre ficava ali, que você saiba?

R. Sim.

P. Será que você tem algum problema com isso?

R. Nem um pouco.

MR. Mesereau: Sem mais perguntas.

 



0 comentários »

Sesini duyur!