, , ,

Testemunho de Chantal Robson (parte 1) Exame Direto pela Defesa


Testemunho de Chantal Robson

Traduzido por Daniel Azambuja, revisto por Daniela Ferreira

Os comentários em azul são da revisora. 

 

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Chame sua próxima testemunha. 

SR. MESEREAU: A defesa vai chamar Lisbeth Barnes, Meritíssimo.

Posso pedir a segunda? Ela não está aqui, então chamaremos Chantal Robson, Meritíssimo.


O TRIBUNAL DE JUSTIÇA: Tudo bem. Quando chegar ao banco das testemunhas, por favor, permaneça em pé, olhe o meirinho e estenda sua mão direita.
 
CHANTAL ROBSON

Tendo jurado, testemunhou como se segue:
 

A TESTEMUNHA: Eu juro.

MEIRINHO: Por favor, permaneça sentada. Declare e soletre seu nome para registros.

 CHANTAL: Chantal Robson. C-h-a-n-t-a-l; sobrenome Robson, R-o-b-s-o-n.

MEIRINHO: obrigado. 

EXAME DIRETO PELO SR. MESEREAU
 

P: bom dia.

R: Bom dia.

P: Senhorita Robson, Joy é sua mãe, correto?

R: Sim, ela é.  

9306
 

P: E Wade é seu irmão, certo?

R: Sim.

P: E você conhece o cavalheiro sentado na mesa da defesa, à minha direita?

R: Sim, conheço.

P: E quem é ele?

R: Ele é meu amigo, Michael Jackson.

P: E há quanto tempo ele é seu amigo?

R: Desde meus dez anos.

P: E como você o conheceu?

R: O conheci em uma viagem para EUA. Nós fomos ao Record One Studios. Ele era amigo de meu irmão.

P: Ok.  E você manteve contato com Michael Jackson nos anos seguintes?

R: Sim, mantive.

P: E como você manteve contato com ele?

R: Apenas por telefone. Ele ligaria e diria alô pra minha família. Eu o via em certas ocasiões.

P: E você acha que ele é amigo da família?

R: Sim, eu acho.

P: Ok. Qual foi a ultima vez que você falou com Michael Jackson?

R: Quando foi a última vez que falei com Michael Jackson?

P: Sim.

R: Duas noites atrás.

P: Ok. E onde foi isso?

R: No rancho.
 
9307


P: Você estava visitando o rancho?

R: Sim.

P: Ok. Você estava com sua mãe?

R: Sim.

P: Você estava com seu irmão?

R: Sim.

P: Tudo bem. Agora, você se lembra da sua primeira visita em Neverland Ranch?

R: Sim, eu me lembro.

P: E quando foi isso, aproximadamente?

R: Foi em 1989. Eu tinha dez anos.

P: E você se lembra de quem estava com você?

R: Sim. Quando fomos lá a primeira vez, foi minha família toda. Meus avós, meu pai, minha mãe, Wade e eu.

P: Ok, e você se lembra de onde vocês ficaram em Neverland?

R: Eu fiquei no quarto de Michael.

P: Ok, e havia mais alguém la dentro com você?

R: Wade e Michael estavam.

P: E quantas noites você e Wade passaram no quarto de Michael naquela ocasião?

R: Duas noites.

P: Você se lembra de algo impróprio ter acontecido naquele quarto alguma vez?

R: De jeito nenhum.

P: Ok. E o que… o que você, Wade e Michael faziam durante as noites que ficavam no quarto dele?   

9308
 

R. Apenas conversamos. Assistimos a desenhos. Assistíamos a vídeos, jogávamos… sabe o que crianças normais fazem. Corríamos e nos divertíamos.

P: Vocês dormiram na cama dele?

R: Sim, dormimos.

P: Quantas vezes você acha que ficou no quarto de Michael?

R: Eu provavelmente fiquei lá várias vezes. Entrava e saia. E dormi lá quatro vezes.

P: Quando você dormiu no quarto de Michael, seu irmão Wade estava sempre junto lá?

R: Sim.

P: E em alguma dessas vezes, você viu alguma coisa imprópria acontecer?

R: Nenhuma.

P: Alguma vez viu o Sr. Jackson molestar seu irmão Wade?

R: Nenhuma.

P: Alguma vez viu o Sr. Jackson tocar seu irmão Wade de forma inapropriada?

R: Não.

P: Alguma vez viu o Sr. Jackson abusar de seu irmão Wade?

R: Não.

P: Você alguma vez desconfiou de qualquer toque que o Sr. Jackson tenha dado em Wade? 

 9309 

R: Nunca.

P: O Sr. Jackson alguma vez a abraçou?

R: Sim, abraçou.

P: Você o abraçou?

R: Sim, abracei.

P: Alguma vez desconfiou da forma que ele a abraçou?

R: Nenhuma vez.

P: O Sr. Jackson alguma vez a beijou?

R: Sim, beijou.

P: E você o beijou?

R: Sim, beijei.

P: Alguma vez desconfiou da forma que ele a beijou?

R: Não.

P: Já viu o Sr Jackson abraçar Wade?

R: Sim.

P: Já suspeitou da forma como o Sr Jackson abraçou Wade?

R: Não.

P: Alguma vez viu Wade abraçar o Sr. Jackson?

R: Sim, eu vi.

P: Alguma vez suspeitou da forma como Wade abraçou o Sr. Jackson?

R: Não.

P: Alguma vez viu o Sr. Jackson beijar Wade?

R: Sim, vi.  

 9310 

P: Já viu Wade beija-lo?

R: Sim.

P: Já suspeitou de algum desses beijos?

R: Não.

P: Nunca pensou que fossem de natureza sexual?

R: Não, eram apenas beijos amigáveis na bochecha.

P: Quantas vezes você acha que foi a Neverland?

R: Milhões. Eu estive... tantas, eu não lembro.

P: Ok.

R: Se... acho que uma média de quatro vezes ao ano.

P: E você esteve em Neverland quando o Sr. Jackson estava ausente?

R: Sim, eu estive.

P: Você esteve lá muitas vezes quando ele não estava?

R: Sim.

P: Na primeira vez que foram a Neverland, o que se lembra de sua família ter feito?

R: Nós passeamos, assistimos a filmes, corremos em carrinhos de golfe, brincamos no playground. Almoçamos, coisas assim...

P: No seu conhecimento, seus pais sabiam que você e Wade estavam dormindo no quarto de Michael?

 9311 

R: Sim, eles sabiam.

P: No seu conhecimento, seus avós sabiam que você e Wade estavam dormindo no quarto de Michael?

R: Sim, eles sabiam

P: Nenhum teve problemas com isso?

R: Não.

P: Como descreveria o quarto de Michael Jackson?
R: É bonito, tem dois andares, outro quarto no andar de cima. A cama dele é no andar debaixo. Há dois banheiros. … Desculpe, há um armário no lado direito e um chuveiro no esquerdo.

P: Quantas vezes você acha que esteve nesse quarto? Pode supor? Supor, não... perdão, pode calcular?

R: De cinco a dez vezes.

P: Durante essas vezes que você esteve em Neverland na ausência do Sr. Jackson, você alguma vez sentiu ser mantida afastada desse quarto?

R: Não.

P: Você esteve nesse quarto durante o dia?

R: Sim, estive.

P: Você esteve nesse quarto à noite?   

 9312 

R: Sim, estive.

P: E você esteve nesse quarto tarde da noite, certo?

R: Sim.

P: Alguma vez o senhor Jackson lhe aconselhou a não entrar nesse quarto?

R: Nunca.

P: Então, na primeira vez que você visitou Neverland, quando você e Wade ficaram no quarto do Sr. Jackson... onde seus pais ficaram, se você lembra?

R: Na unidade dos hóspedes.

P: E onde seus avós ficaram?

R: Também ficaram na unidade dos hóspedes.

P: Você se lembra de seus pais ficarem na casa principal antes de o Sr. Jackson ter os próprios filhos?

R: Acho que minha mãe ficou na casa principal em uma ocasião.

P: Ok, você tem certeza disso?

R: Não, eu não tenho.

P: Ok, você esteve em todas as salas da casa principal?

R: Sim, estive.

P: Ok, você esteve nelas muitas vezes?

R: Sim, estive.

P: Você se lembra de uma Jacuzzi em Neverland?

R: Sim.

P: Alguma vez esteve na Jacuzzi?

R: Sim, estive.  

9313 

P: Alguma vez esteve dentro dela com Michael Jackson e seu irmão?

R: Sim.

P: Você viu algo impróprio acontecer quando estava na Jacuzzi?
R: De forma alguma.

P: Você lembra o que o Sr. Jackson vestia quando vocês estavam na Jacuzzi com ele?

R: Calções.

P: Você viajou com o Sr. Jackson?

R: Não, eu não viajei.

P: No seu conhecimento, sua família viajou com ele?

R: Sim.

P: O que sabe disso?

R: Eu sei que meu irmão e minha mãe foram para Las Vegas. Eu fiquei. Eu fui pra Los Angeles com ele em minha primeira viagem. Eu fui para Los Angeles, só eu e minha mãe. Desculpe, eu e meu irmão.

P: Qual sua ocupação?

R: Eu sou dançarina.

P: você tem consciência dos esforços do Sr. Jackson para ajudar sua família a se mudar para os EUA?

R: Sim, ele nos ajudou, como qualquer amigo.

P: O que você se lembra de ele fazer? 

  9314 

R: Ele basicamente só nos ajudou com a imigração. Ajudou-nos, sabe, nos conseguiu advogados para nos auxiliarem na mudança.

P: Você alguma vez sentiu que ele fazia isso por que queria algo em troca?

R: Não, nunca.

P: Ele alguma vez a ajudou em sua carreira?

R: Não.

 

SR. MESEREAU: SEM MAIS PERGUNTAS.



 

 

0 comentários »

Sesini duyur!